17 de mar. de 2010

brusqueta, que te quero, rima

... daí a pessoa começa com insinuações a respeito de passar a noite na tua casa e você tá sem grana pra um jantar. Pedir pizza seria uma boa pedida, se a pessoa for seu irmão! Se não for, MELHOR NÃO! Mas é foda, essa combinação de massa com tomate e queijo agrada muito! Tão legal!!! Italianos mandaram bem, né? Então, simbora fazer uma coisa muito fácil, muito rapidinha e que não gasta nada: bruschetta (curtiu a sonoridade da palavra, né? É, a piada fraca é inevitável...).

Vamos lá então. Vai comprar:

- 5 tomates italianos maduros¹;

- 1 macinho de manjericão fresco (se você foi correndo e o 1º mercadinho de esquina e lá não tinha, compra o seco, em pacotinho mesmo);

- 100 gr. de queijo parmesão ralado (evite os de saquinho, mas em caso de mercadinho, compre um faixa azul pelo menos, que os de marca ruim são puro sal);

- 1 pão italiano (não o em forma de bola, mas um igual o da imagem; você consegue achar já fatiado na maioria dos mercados e, se não achar fatie com espessura de 1 dedo);

- sal a gosto (não muito, hein!);

- azeite (e não óleo maria).

É isso.

Chegando em casa, pica os tomates, tirando as semantes. Tempera com o sal. Separa e lava umas folhinhas de manjericão. Coloca as fatias de pão numa assadeira, um montinho de tomate sobre as fatias, um pouco do queijo em cima dos tomates, o manjericão por cima de tudo e um fiozinho de azeite pra completar. Forno até que o queijo dar uma leve amolecida e o pão ficar crocante (deve dar de 8 a 10 min.). Já é!!!


Conselho: manda a figura levar o vinho, hehehe! Vai bem com tinto não muito encorpado, tipo um cabernet savignon (chilenos e argentinos são bons e baratos)

Variação: se você ou a pessoa não curtem tomate ou têm gastrite (tadinho!!!), dá pra trocar o tomate por abobrinha. Fica legal também!


1. Como escolher? Casca bem lisinha (sem furos e sem enrugar), tomate firme e bem vermelhinho.






OBSERVAÇÕES DO SICA:


Grau de dificuldade: Fácil


Atenção:
1. Aproveita que você não gastou 15 conto pra fazer isso e compra um Merlot qualquer porque né, servir tiragosto de jantar e não dar de beber deve ser crime em algum país civilizado por aí.
2. Peça para alguém escolher o tomate pra você. Sério. É mais difícil do que parece.
3. Se achar que já não tá tão júnior, pode arriscar jogar um oregano ali. COM MODERAÇÃO e moído na mão, pra não cobrir o gosto de todo o resto.
4. Experimente antes. Se você conseguiu errar e ficou ruim eu sugiro que você entre no forno e poupe o mundo da sua acefalia culinária. Mas se quiser algo menos radical METE AZEITE! Sério, o azeite é o confessionário da comida italiana, porque ele SEMPRE redime seus erros(ou pelo menos dá uma mascarada). Taí uma coisa sempre necessária na cozinha de um ogro: Azeite.

3 comentários:

  1. oooooooooolha a nossa chef favorita mandando ver com suas receitinhas pra lá de classe A! sei q vc não precisa, mas se quiser uma ajuda com as postagens, este casal d jovens recém saídos d casa tb tem uma receitinhas fáceis e d dar água na boca! beijinhos saudosos!

    ResponderExcluir
  2. Essa pedida é ótima pra aquele figurino.
    Principalmente por ir ao forno.
    hahah

    ResponderExcluir
  3. Thata: Ôpa, até te mando um convite pra postar!!!

    Kecka: Rá! :-D

    ResponderExcluir

Deu certo?