16 de mar. de 2010

A história da maizena

Você era só um pentelhinho e, na época, alguém tinha que te dar um lanchinho, se não você não calava a boca nem fodendo... Daí, ía lá algum adulto com muita preguiça de fazer papinha de frutas ou com pouca grana ou com nenhum tempo, colava a barriga no fogão e em 2 minutinhos saía com uma tigelinha de mingau procê calar a boca. Era maizena (antes que alguém fale qualquer coisa, cremogema é o primo adocicado da maizena, ok?).

Gente, maizena é coisa linda de deus! Além de calar a boca da molecada, serve pra muito mais. Sabe o manjar branco, bom pra carái? É quase um imenso mingau (vai rolar a receita outro dia).

Mas tudo isso é só pra comentar o comentário (rá!) do Sica na postagem anterior. Ele disse que, se o creme de abobrinha ficasse ralo, era pra tacar maizena. Eu acho que a maior parte da galera sabe, mas essa postagem é pra quem não sabe. A maizena é um tipo de farinha (amido de milho, pra ser precisa) e tem a função de engrossar as coisas. Assim: água + maizena + fogo = grude. Então, sempre que alguma coisa que vc queria que ficasse cremosinha estiver meio aguada, vc taca maizena e a mágica acontece.

Detalhe: não vá metendo 2 colheradas de maizena no bagulho porque vai dar merda: vai encher de pelotinhas que nunca mais vão se desfazer. Você vai pegar as 2 colheres de maizena, vai colocar num copo, vai adicionar um pouquinho de água (tipo, um dedinho, sabe?). Derrete a maizena, joga no molho ou sopa ou sei lá o que e vai mexendo sempre. Fica lindo e sem gosto: PADRÃO JOÍNHA DE QUALIDADE!

Outras coisas que tem essa moral de engrossar o caldo são a farinha de trigo (demora um pouquinho mais que a maizena) e a aveia (mas nesse caso, use aveia em farelo, NUNCA em flocos). NÃO USE FUBÁ PRA ISSO (o fubá nunca termina de cozinhar!)

4 comentários:

  1. Bem lembrada a farinha de trigo. O lance da demora é que se você tentar aproveitar e deixar no fogo pra, digamos, esconder possiveis indicios de jantas passadas, vai estar empelotado quando voltar. Murphy tem uma atenção toda especial a farinha de trigo

    ResponderExcluir
  2. Ela serve tbm pro bolo ou torta ficar crocante por fora(não pode pôr muito não; só uma colherinha).
    :)
    Tô amando esse blog. Diliça!
    Beijo, Lia

    ResponderExcluir
  3. Ricardo: deveras.. Se nao mexer, dá merda...

    Mo: sim sim sim... Muito pouca... Um,a vez, faltou trigo e eu fiz panquecas de maizena... Hahahaha! Viraram uns biscoitos... Literalmente! Firmes e crocantes!

    ResponderExcluir

Deu certo?