21 de jun. de 2010

Pra hora do jogo...

É copa do mundo, meu povo! Que beleza, que maravilha! Todo mundo feliz,  muita vuvuzela retumbanto pelo ar, todo mundo vendo o jogo por aí, na maior empolgação. E eis que de repente e não mais que de repente, aquela pessoa gostosa que trabalha do ladinho da sua casa perguntou se pode assistir o jogo lá.É evidente que você aceita! E então você se depara com a velha e boa falta de grana, aliada a uma geladeira habitada por nada mais que meia panela do arroz de ontem e ovo... Tá fodid@? É nada! Tá salv@!!!
Bolinho de Arroz!!!


O que tem que ter?
2 xícaras de arroz cozido¹
1/2 xícara de água
1 colher de sopa rasa de fermento em pó²
1 xícara de chá de maisena ou farinha de trigo
2 ovos
Sal a gosto
Óleo para fritar
Papel toalha³
Se quiser 1/2 xícara de chá de queijo ralado, um punhadão de cheiro verde picado, pra já dar um gosto.

Já checou, agora vai fazer:
Pega tudo e joga numa vasilhona. Daí você mistura tudo muito bem misturado. Bota o mãozão lá e amassa com vontade! Amassa bem mesmo! Vai ficar um bagulho grudento. Pega um pouco com a mão, amassa e deixa cair; se o bolinho continuar no formato da sua mão, sem desmanchar, é porque tá bom.
Daí, deixa o óleo esquentar bem, depois abaixa o fogo. Pega duas colheres, tira um pouco da massa com uma, ajeita com a outra, pra ficar bonitinho, e joga no óleo quente. Repita a operação até acabar a massa (hehehe!). Quando o bolinho estiver, tipo cor de caramelo (não marrom e nem preto!), você tira do óleo, escorre e coloca no papel toalha pra secar. Já é!!!

Acompanha breja, claro!!!

Essa postagem é um oferecimento especial ao Amaurydo!!!



1. Se o arroz que você tinha é um carreteiro ou um agrega (sem passas) ou um com legumes, também serve e fica mó legal!
2. Você pode usar farinha já fermentada e desencanar do fermento em pó e da maisena. Mas maisena é mais legal, deixa tudo mais sequinho e crocante.

3. Nunca pule a etapa do papel toalha, nem que você seja obrigado a substituí-lo por papel higiênico ou um pano de prato (affff)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deu certo?