Tudo começou com o Fábio ligando em casa, dizendo que tava muito afim e perguntando se ao acaso podia passar na minha casa pra... vocês sabem pra que, né? E veja bem... Tava frio! Eu tava cansada... Mas a pessoa vem cheia de fome, como é que eu vou recusar de dar de... comer? Não pode! Mas aí, maior preguiça de ir ao mercado. Abro a geladeira, dou aquela olhada... Não tem muita coisa, rola panqueca... Mas, meu, MÓ PREGUIÇA! Pensa, Lia, pensa... E eis que surge a idéia da rapidinha da noite:
Torrada de abobrinha com gorgonzola
(quase bruschetta)
Eu tinha:
1 abobrinha grande;
200 gr. de gorgonzola¹;
Pão Wikibold Grão Sabor Quinoa e Castanha;
Sal;
Alho (já picado, compro sempre assim);
Manjericão seco.
Fui fazer!
Abobrinha é legal porque não precisa descascar. Mas aí tem que lavar e, como ela cresce na terra, lave-a como se estivesse lavando o seu p... Bom, depois de lavada, a gente corta o legume em cubinhos e tempera com o sal e ou outros bagulhos que são tempero.
Enquanto isso, vai ligando o forno e deixando esquentar...
Agora pega uma assadeira, coloca duas fatias do pão (as do meião, que são maiores) coloca um tanto de abobrinha em cima e cobre com fatias de gorgonzola. Manda pro forno e deixa se fodendo... Não mais que 10 minutos, pra abobrinha não ficar mole e soltando água.
Já é!
Vai com vinho? Siiiiim, e branco, Savignon Blanc!
1. Você pode trocar o gorgonzola por provolone se curtir mais. O caso é que como abobrinha tem um gosto suave - quaaase um gosto de nada concentrado - é bom escolher um queijo mais forte... e que derreta, né? Não vai meter um parmesão lá que vai zicar!