25 de mai. de 2010

A gente tem que dar o que eles querem, né?

Hehehe! Pois é, cozinheira tuiteira a tia Lia! Semana passada mandei um creme de mandioquinha com paio que ficou muito bacana. Ontem á noite, recebi uma visita legal e fiz um jantar especial. Querendo postar uma das receitas, peguntei pra galera do tuíter o que eles preferiam. A resposta preferida do Lísias, da Pan e da Taty foi a receita da noite passada: 

MACARRÃO À CARBONARA

Nesse friozinho, carbonara vai bem pra caramba! Então, já prepara um cabernet savignon que daqui a 20 minutos vai ter na sua mesa um macarrão animal!
Vai comprar:

01 pacote de macarrão grano duro ou massa fresca¹;
01 colherada de azeite;
02 ovos;
01 punhado de salsinha fresca picada;
100 g. de bacon em cubinhos²;
Sal a gosto

Tá vendo? Tudo barato! Então, simbora fazer:

Vamos cozinhar o macarrão³ com sal e azeite. Em outra panelinha, um pouco antes de o macarrão estar pronto, você coloca o bacon picado (sem nada de óleo) em fogo alto; ele vai fritar. Daí, você escorre o macarrão, põe de novo na panela, joga o bacon frito por cima e mexe, coisa de 1 minutinho, em fogo baixo. Joga a salsinha e apaga o fogo. Pega o ovo e dá uma batida nele (clara e gema têm que ficar beeeem homogêneos). Põe o sal no ovo, mistura e joga no macarrão. Mexe bem, com o fogo apagado, e vai ficar levemente cremoso. Já é!!! 
Agora, eu queria só lembrar que quando você for colocar o ovo, o fogo tem que estar apagado! Pois é... Como eu estava dizendo, tem que apagar o fogo pra por o ovo!!! Porque se você deixar o fogo ligado porque tem nojinho de ovo encruado, o ovo vai cozinhar e o seu carbonara vai ficar parecendo um mexido de pobre, com aqueles ovinhos fritos no meio! Ridículo!!! Não, nada disso! DEIXA DE FRESCURA E APAGA O FOGO PRA PÔR O OVO! E não esquenta a cabeça porque não vai ficar com gosto ou cheiro de ovo cru, eu te garanto!

E se você quiser um molho um pouco mais farto, junta a tudo isso aí uma colherada de creme de leite que também fica legal. Mas experimenta sem primeiro! É duca!!!



1.  pra 02 pessoas, você só vai usar a metade.
2.  tem pra vender já picadinho, um espetáculo!
3. pra você que nem isso sabe fazer, é assim: deixa a água, numa panela grande, borbulhandíssimo; taca uma colherada de sal e outra de azeite, taca o macarrão e deixa ele lá, se fodendo por 10 minutinhos se grano duro ou 03, se massa fresca; morde um fio pra ver se está bom, não muito molinho, o que chamam de al dente.


4 comentários:

  1. da tia do meu ex era sem ovo e com um monte de creme de leite fresco e vinho branco. agora nojinho de ovo eu não tenho só odeio clara, comofas D=

    ResponderExcluir
  2. Um monte de creme de leite e vinho branco pra mim tá mais macarão com nata que carbonara, hein... mas também é bem gostoso! Só que carbonara tem que ter ovo...
    Bom, Pan, quanto às claras, bate bem batido o ovo que elas não vão aparecer. Mas em caso de ódio mortal, você também pode colocar 4 gemas em vez de 02 ovos inteiros. :-D

    ResponderExcluir
  3. Ê!

    Legal!

    Vai em cvasa fazer uma hora dessas! :-D

    ResponderExcluir

Deu certo?