8 de jun. de 2010

mandioquinha na boquinha

Mandioquinha? Coisa linda de dellls! Todo mundo pira! Muito perfumada, muito saborosa, tem uma cor linda... Nem tem o que falar. Faz um tempinho que a galera queria uma receitinha e essa, vou falar, é a mais fácil do mundo. Não precisa nem descascar o legume, minha gente... (Rá!). Sério (apesar da piadinha), não precisa descascar nem nada! É só lavar direitinho e mandar ver! Precisa de liquidificador, mas isso é tranquilo, né? Tesão de inverno é

CREME DE MANDIOQUINHA COM PAIO

Então vai lá comprar, vai:

½ kg de mandioquinha¹
1 paio cortado em rodelas (ou calabrtesa defumada)
Sal a gosto
1 colher de azeite

Comprou? Simbora fazer!
Pica as mandioquinhas, joga numa panela e cobre de água. Coloca lá uma colher de sal. Deixa cozinhar: enfia um garfo em uma delas, se entrar e sair facinho é porque tá bom. Pode repetir a operação com outra, em caso de dúvida - isso você não vai esquecer: tá no ponto quando entra-e-sai, entra e sai facinho-facinho. (Ok, outr piada infame, já parei!). Depois, deixa esfriar um pouco e joga no liquidificador com um copo de água. Bate bem, até virar um creme. Deixa lá.
Numa outra panela, você coloca os paios com o azeite e deixa fritar. Acho bobagem colocar qualquer tempero, porque paio já é bem saboroso e mandioquinha então, nem se fale. (A gente tem que aprender a aproveitar o gosto que as coisas têm naturalmente). Estando fritinho, joga o creme de mandioquinha, sal, azeite e vai mexendo. Deixa ferver. Já é!!!
Se quiser, coloca na mesa, na hora de servir, uma porçãozinha de salsinha picada, que vai bem com o creme – salsinha não é erva que resiste ao cozimento, então, quando usar, não pode mais cozinhar.
O vinho é tinto, claro!


1. Pra escolher: pequenas e com a casca bem lisinha, quase sem furinho nenhum.

Um comentário:

Deu certo?