16 de mar. de 2010

Creme de abobrinha com hortelã

Você chama uma pessoa pra sair num dia frio e ela vem com o "suponhamos que chova...". Não é desculpa! Chama pra ir na tua casa e faz uma sopinha show!

Pra duas porções, você vai precisar do seguinte:

- 4 abobrinhas italianas não muito grandes (tira o talinho e descasca);


- 1 lata de creme de leite (com soro e tudo);


- 1/4 de maço de hortelã picado (salvo 2 folhinhas bonitinhas, que você vai usar pra enfeitar depois);


- sal a gosto (se você é o cara que gosta de tuso salgado, coloque menos sal; é bom sempre pôr de pitada em pitada e ir provando; sal é fácil de colocar e muito treta de tirar);


- uma pitada de noz moscada (você pode comprar já em pó ou inteira, que nem na imagem; sendo inteira, raspe com uma faca);


- 2 pães italianos.

Deixa todos os ingredientes no jeito, pra não ficar perdido e minimizar o zona depois... Arrumou? Então tá, vamos fazer...

Pega as abobrinhas, corta em pedaços e coloca numa panela com água (a água deve cobrir a abobrinha). Fogo alto, deixa a abobrinha cozinhar, ficar bem macia, mas não desmanchar (espete o garfo ou dê uma mordidinha). Pronto? Vamos escorrer a água e colocar a abobrinha no liquidificador com o sal, a noz moscada e o creme de leite. Vai virar um creme meio verde. Volta tudo pra panela, junto com a hortelã, em fogo baixo, por muito pouco tempo, tipo uns 5 min. (se deixar ferver hortelã e creme de leite, vai foder tudo¹!).

O creme tá pronto. Agora você vai tirar com a faca só uma tampinha dos pães, vai arrancar o miolo com a mão (não fure a casca). Encha os pães com a sopa - eles vão ficar assim:





Já é!!! Enfeita com as folhinhas de hortelã que você não picou.

Acompanha um fiozinho de azeite (e não óleo maria) e vinho branco geladinho (savignon blanc ou chardonay; or argentinos são bons e baratos).



1.Evite ferver creme de leite, porque ele pode talhar. NUNCA ferva hortelã, ela perde completamente o cheiro e o gosto.





OBSERVAÇÕES DO SICA:


Grau de dificuldade: Médio


Atenção: 
1. Leve a parte do "vamos escorrer a água" a sério. Na verdade, leve muito a sério. Leve como se esta fosse a única coisa séria em toda sua vida medíocre. Se esse creme ficar ralo meu amigo, joga fora e pede uma pizza. Caso contrário, quando você colocar no pão, a coisa toda vai virar uma lama nojenta. E ela vai ficar com dor de cabeça ;)
2.  Se ela demorar pra chegar, deixe aquecendo o creme numa panela com fogo baixo. Só coloque no pão na hora de servir, senão o creme vai amolecendo o pão e quando colocar na mesa vai ficar parecendo aquele vaso de argila do ghost. A menos que ela seja a Demi Moore, sugiro bastante atenção a esse detalhe.
3. Se ficar ralo APELE. Jogue maizena ou queijo parmesão fino ralado. É melhor cometer um sacrilégio culinário que não comer ninguém.
4. Noz moscada é forte, tome cuidado com o tamanho da sua pitada. Se ela tossir, acione os alarmes.


3 comentários:

  1. Ainda no clima do site.. achei docaráleo!!! Tem td pra ser um sucesso!! Parabéns!!

    Tegnus

    ResponderExcluir
  2. Ah, valeu, Tegnus. Esperamos que gostem!!!

    ResponderExcluir

Deu certo?